Preguiça de ler?!




 Yoo, Malfeitores!

 Uma coisa que tenho ouvido muito na escola e no dia a dia, quando as pessoas me veem lendo, é: "nossa, quanto tempo você leva pra ler um livro? Eu tenho preguiça de ler, não leio nem um livro por ano". É exatamente o que ouço.

 Mas as pessoas que tem preguiça de ler não estão completamente erradas. Não é porque nós lemos que somos melhores, e que é resto do mundo (no caso, quem não tem o costume de ler) é ignorante. Na verdade, faz sentido 'ter preguiça de ler'.

 As pessoas não tem o costume de ler, e preguiça, porque ficar sentado por minutos ou até mesmo horas é "completamente entediante". Mas sabia que isso é nossa culpa? Se nós falássemos mais sobre os livros, sobre o que acontece quando lemos, e sobre a maravilha que é ler, as pessoas mudariam esse conceito.

 Assistir uma adaptação cinematográfica é mais rápido, mas é uma lagoa rasa. As pessoas também costumam dizer: "por que você está lendo esse livro, se tem o filme?", isso porque não fazem a mínima ideia do que é uma história contada em um livro, e a diferença do livro para o filme.

 Uma dica a quem quer começar a ler e não consegue: é no livro que o personagem realmente vive. Ele pode aparecer naquele filme que você gosta, mas é no livro que você lê seus pensamentos, e vê suas verdadeiras ações. É no livro que encontramos aquele ponto que não existe no filme, mas que faz muita diferença, que é emocionante e que vale muito a pena ler. O livro é a história verdadeira. Por mais que os personagens não estejam realmente vivos, eles vivem na mente do leitor, e o leitor vive no personagem, acompanhando a cada passo dele. A história do livro pode demorar dias, semanas ou até meses para você ler, mas, quando você chegar na ultima página, ler a ultima frase, sentir a última folha de papel, você vai sentir que um dever foi cumprido, não um dever obrigatório, um dever que você escolheu.

 É por isso que somos leitores. Porque vivemos em cada história que lemos, sentimos tudo o que o personagem sente, porque vemos ou somos o personagem principal, e porque o "fim" nunca é o fim, é apenas o começo de uma nova história.

 Então leia, leia e compartilhe as suas aventuras literárias com as outras pessoas! :D

Comentários