O Doador de Memórias

19/06/2015

Olá malfeitores! Hoje vim falar sobre um filme que me chamou a atenção desde o trailer. Boa leitura!


Baseado no livro de mesmo nome
O doador de memórias nos transporta a um mundo completamente diferente, regido por um governo totalitarista que robotiza as pessoas de certa forma, privando-as de terem opinião. Esse mundo é totalmente em preto e branco, representando o limbo mental das pessoas, ou seja, a cegueira que o governo projeto sob os olhos do mundo, impedindo-os de ver a realidade, controlando-os e os impedindo de ter contato com o passado
Diariamente as crianças, jovens, adultos tem que tomar injeções, obrigatoriamente, essas injeções servem para mante-los sobre controle, eles temem a morte caso não a tomem, e respeitam as ordens do governo quanto a essa necessidade.

Os habitantes desse mundo em preto e branco vivem em uma realidade de vida ideal. Não há doença alguma ou guerra, relação afetiva, enfim, as crianças são criadas artificialmente e mandadas para as famílias escolhidas, embora os pais não tenham qualquer relação afetiva as criam como família,nesse mundo sem cores e sentimentos. Nesse mundo também não há memória alguma e há uma pessoa encarregada de guardar todas as memórias para que não influenciem na vida dessa sociedade. De tempos em tempos a tarefa de guardião das memórias é passada a outra geração, a fim de manter o controle.

As profissões assim como os códigos de conduta e as famílias são todos escolhidos pelos anciões, todos os jovens recebem uma profissão que vão exercer, mas não Jonas, o jovem contestador não é escolhido, pois recebe a função de ser o doador de memórias, logo de início percebe que teria grandes envolvimentos com o guardião de memórias, e isso não era nada bom. Quando Jonas assume esse posto as coisas mudam e o governo se vê em perigo, o garoto passa a ver o mundo que antes era de mesmice, tristeza, cansaço de forma mais vívida, ele começa a enxergar as cores, recebe as memórias, e representa uma ameaça, pelo fato de poder transmitir tudo aquilo aos outros e ser contestador.

Apesar de receber inúmeras críticas por ser um filme monótono, O Doador de Memórias quebra com a linha de filmes que surgiram atualmente, trazendo reflexão e visão.

Bom filme!


Comentários