Resenha do filme: Jogos Vorazes - A Esperança, Parte - 1

Olá, Malfeitores!!!
Não sei já falaram deste filme aqui, mas vou falar exatamente dele. O Motivo? Talvez seja porque a segunda parte estar prevista para este ano??
Antes, queria me apresentar: me chamo DIVINO BATISTA, e serei o novo colaborador do Malfeito Feito a partir de hoje. EEEBAAA!!







Não sou muito fã de livros partidos em dois, porém diante da complexidade de eventos que ocorre no último livro da trilogia, eu até entendo o porque da divisão. Sim, ele estreou, primeiramente, no Brasil, e estreia nos Estados Unidos no dia 21! Este não é um filminho de romance adolescente. É um filme violento, tenso, uma revolta contra um poder opressor. 

O FILME:
Katniss luta contra a loucura. Ela tenta se manter sã enquanto está no Distrito 13, o distrito que tinha sido, supostamente, destruído pela Capital décadas atrás. Separada de Peeta, de Johanna, ela luta para manter a sanidade naquele lugar fechado e claustrofóbico que é o bunker do Distrito 13. Sua irmã Prim, sua mãe e Gale estão a salvo, mas ela não entende o que querem dela, nem o que está acontecendo lá fora. Quando a presidente Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymor Hoffman) tentam fazer dela o símbolo da rebelião, o tordo que todos devem seguir, ela se recusa. 

''Vocês deveriam ter resgatado Peeta!''

 Katniss




Só quando ela vê a destruição do Distrito 12, seu antigo lar, quando vê os esqueletos calcinados nas ruas, quando se vê pisando em crânios (cena muito forte) é que ela, finalmente, compreende a desgraça que se abateu sobre a vida de todos. De volta ao Distrito 13, com Buttercup e algumas coisas de sua casa, é Prim quem abre seus olhos. Katniss é o Tordo. O que ela quiser, as pessoas vão fazer. Katniss então dá um ultimato à presidente Coin: se ela não resgatar Peeta Mellark, Johanna Mason e Annie Cresta das mãos da Capital na primeira oportunidade, é bom ela começar a procurar por um novo Tordo. 
A partir daí começa a campanha que o 13 quer, de Katniss ser um símbolo que una os Distritos contra o poder da Capital que usa Peeta como propaganda e como uma maneira de atingir Katniss. O presidente Snow sabe que ela se importa mais com a vida dele do que com sua própria e explora isso ao máximo. Vemos o quanto aquilo está custando a Peeta ao ver sua fisionomia mudar de uma entrevista a outra. A Capital está destruindo Peeta e todos os outros. 

Enquanto isso, o presidente Snow decreta que todos aqueles que estiverem sequer portando o símbolo do tordo serão condenados à morte por traição. As execuções em praça pública aumentam (mais cenas tensas). A população é governada pelo terror, mas a presença de Katniss nas telas os enche de esperanças e eles começam a se organizar contra a Capital. Estão se sacrificando pela revolução. Mas isso tem um custo. A Capital bombardeia um hospital repleto de feridos, homens, mulheres e crianças, do Distrito 8.



Esqueça os espetáculo colorido que eram as apresentações para os Jogos nos outros dois filmes. Esqueça o glamour das roupas e o colorido dos cenários e de Caesar Flickerman. O Distrito 13 é um lugar de provação e onde tudo é contado, já que eles trabalham no limite. Por viverem isolados em um bunker é fácil propagar doenças em um ambiente desses, o que fez com que o complexo perdesse todas as suas crianças. Cinza é a cor dominante em tudo. Katniss está mais amarga, triste e irada do que antes. Ela nunca quis que a situação chegasse onde chegou, mas agora não tem mais como não lutar.


O filme intercala momentos parados e tensos com momentos de ação. Isso pode incomodar algumas pessoas que estejam esperando um filme mais intenso, mas estes momentos mais parados são necessários. Pense nisso como a calmaria antes da tormenta, pois a parte 2 será ainda mais tensa, mais explosiva e intensa do que este filme. Finnick Odair se mostra profundamente perturbado e sensível a tudo o que está acontecendo, vemos os tributos, os heróis de Panem, quebrados e feridos. A própria presidente Coin diz para Plutarch: 

''Os jogos destruíram Katniss.''
Presidente Coin 


Ficção e realidade

Jogos Vorazes é visto com um torcer de narizes por boa parte do público mais velho e fã de ficção científica. O Efeito Crepúsculo acabou baixando um padrão negativo sobre todas as obras de YA (young adult) que se seguiram. Elas acabam estigmatizadas antes mesmo de serem lidas e conhecidas. Esqueçam Crepúsculo, minha gente, Jogos Vorazes é uma obra com um conteúdo muito pesado e que remete a várias reflexões da parte dos adolescentes. Se os personagens fossem todos adultos, essa galera não sentiria diferença alguma.



Temos vários estereótipos quebrados na trilogia, como um núcleo predominantemente feminino (Katniss, mãe e Prim), e uma heroína que não quer os refletores, ela quer apenas poder alimentar sua família. A violência e os conflitos em JV são maiores que aqueles de 1984, por exemplo. E se muita gente tem medo de "romancezinho" no filme, a própria Katniss já explicou que não tem tempo de pensar nisso. Elas apenas quer proteger as pessoas que ama e quer que a Capital caia. 
É um cenário bem ao contrário de outros livros de YA onde a moça coloca todo mundo em perigo por causa de um boy. Jogos Vorazes não tem isso, pois a obra trata da indústria do espetáculo, de um poder opressor e da luta pela liberdade e pela democracia. 


Pontos positivos

Ótimos efeitos especiais Cenários caóticos Katniss 


Pontos negativos

Momentos lentos 


Título: Jogos Vorazes ­ A Esperança Parte 1 Título original: Mockinjay
Direção: Francis Lawrence
Duração: 125 minutos 
Ano de Lançamento: 2014
O filme é obrigatório para todos os fãs de Jogos Vorazes. Marca uma nova fase de Katniss e dos outros tributos, uma nova fase na luta contra o poder da Capital, um momento mais perigoso do que os anteriores. Os Jogos Vorazes foram feitos para manter a população acomodada, quieta em seu canto, mas os tributos vão mostrar que eles podem se levantar contra o massacre e a favor da liberdade. 

Agora é aguardar pela a segunda parte e torcer que novas cenas nos supreendam.
Por hoje é só, Malfeitores, espero que tenham gostado!!!

Até a próxima.

Comentários