Do papel para as prateleiras



Todo mundo que acompanha o blog sabe que eu sou escritora.
Aliás, tenho um carinho enorme pelo Dani (dono do blog) que me deixa desabafar sobre meus perrengues como escritora-autora.
Ano passado lancei meu primeiro livro (que, na verdade, era um fanfic de One Direction), resenha aqui.

No mesmo mês assinei contrato com a Matrix Editora - minha editora atual - que vai publicar meu primeiro livro "de verdade", Feita e Letra e Música, no mês de Março ♥
Mas, durante esse tempo - e principalmente agora - recebo muitas mensagens de outros autores que estão com seus trabalhos engavetados e estão a procura de uma editora para publica-los e querem saber como fazer isso.
Repito sempre nesses posts sobre "ser" escritor que não sou a voz da sabedoria e razão; tudo que faço funciona comigo e isso não significa que possa funcionar com você; mas aqui vão alguns passos simples para enviar seu original para as editoras:

1) Revisão
Sempre bato nessa tecla e sou muito chata com isso. REVISAR é muito importante e é realmente necessário. Então, por favor, antes de pensar em enviar seu livro para qualquer editora, revise-o.

2) Pesquisa
Já tem seu original revisado? Primeiro passo dado. Podemos passar para a próxima fase de pesquisa; sim, sim: pesquisa. Pesquise as editoras que aceitam o gênero do seu livro, porque não tem sentindo algum enviar um romance sobrenatural para uma editora que só aceita livros de poemas e afins, tem?

3) Educação
Antes de sair enviando loucamente seu livro para a editora (já que seu livro se encaixa na linha editorial deles), mande um e-mail pedindo, educadamente, se a editora está aceitando originais no momento e aguarde uma resposta. Lembrando sempre de ser muito profissional, durante todo o processo!

4) Sem pressão!
Não perturbe os editores, porque, bem, eles trabalham muito! Então, não o apresse, nem fique enviando um e-mail a cada semana perguntando se já terminaram de ler seu livro porque isso é muito, muito feio.

5) Sem resposta...
Algumas editoras deixam bem claro que caso a resposta diante do original enviado seja negativa não respondem. E praticamente todas as editoras dão um prazo máximo de avaliação, ressaltando que caso o prazo passe e você não tenha nenhuma resposta é porque seu livro não foi aceito. Por isso, paciência! O jeito é contar o tempo e cruzar os dedos...

Bom, por hoje é isso... Espero que tenham gostado das dicas e espero que elas sejam úteis durante essa caminhada árdua!
Adri ♥

Comentários

  1. Não sei se irei escrever um livro ou algo parecido, a verdade é que mil ideias surgem e as vezes a deixo passar.Parabéns por conseguir uma editora para o seu livro, em breve quero mais novidades, as dicas são bem úteis e de suma importância.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius ♥
      Fico imensamente que tenha gostado do post e das dicas!
      E obrigada!
      Abraços,
      Adri :)

      Excluir
  2. Oie, tudo bom?
    Muito bacana você contar sua experiência como autora. Vejo muitos livros nacionais com erros de revisão e destacaria isso como algo essencial para o lançamento de um livro. Desejo muito sucesso no seu trabalho.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline ♥
      Tudo ótimo, e você?
      Bom, pois é.... algumas editoras destroem sonhos assim :c
      E obrigada pelo carinho! :)

      Excluir
  3. Oie , Adri.
    Já conhecia a maioria das dicas por experiência própria, mas pra quem ta começando agora a pesquisar sobre o assunto, que ainda não está "por dentro" do mundo editorial no Brasil, é muito útil.
    Acredito que as dicas mais importantes são a de revisar seu texto e só enviar seu original se a editora aceitar seu gênero e se eles estiverem aceitando originais. Senão, você pode estar mandando à toa ne...

    Sucesso, querida
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai <3
      Acho todas importantes, mas as de revisão e aceitar o gênero são mesmo as mais!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pelo carinho!
      Abraços,
      Adri :)

      Excluir
  4. Acho muito legal seus posts sobre as suas próprias experiências, isso sempre acaba ajudando quem ta iniciando ou quem tem interesse em públicar um Livro! *-*
    Te desejo sempre muito sucesso! Beijoos! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Achei muito bacana suas dicas! Principalmente para quem tem interesse em seguir carreira como escritor!
    Também acho fundamental revisar muito bem o livro, pois leitor nenhum merece ler um livro cheio de erros...
    Acho chato isso das editoras não responderem caso não aceitem sua história, acho isso uma falta de respeito com o autor que se dedicou para escrever seu livro. Afinal o que custa dar uma resposta, mesmo que seja negativa?

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mai ♥
      Também acho uó livros com péssima revisão (o meu primeiro teve esse problema </3).
      E também acho terrível algumas editoras não responderem os escritores :c
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Abraços,
      Adri :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Postar um comentário