Auxílio na Leitura #02 - O ambiente perfeito

09/02/2015 -



 Olá pessoal (introdução seca).

 Ultimamente ando sem inspiração, às aulas voltaram, com isso estou lendo bem menos, estou sempre com sono (troquei de período), quando encontro um momento para ler (isso costuma acontecer no sábado) eu tenho compromissos o dia inteiro... dai-me paciência, Deus!

 Bom, espero que vocês me perdoem, esse mês teremos por volta de uma ou duas postagens por semana, estou desanimando um pouco com o blog, não estou recebendo o retorno que o tempo investido nele resultaria, mas como sempre digo, nem que só meus cliques alimentem o blog, eu continuarei escrevendo! 

Leia a postagem anterior: "Auxílio na Leitura #01 - A posição ideal para ler"


--------------------------------

O ambiente perfeito


 Se levarmos em conta a primeira postagem do "Auxílio na Leitura", o ambiente perfeito deve ter um encontro com a posição ideal.
  
 Muitas pessoas optam por ler em casa, no quarto, privado de contato social (como eu costumo fazer), mas outras preferem ler tomando sol, descansando em uma rede, em um jardim, em bibliotecas, meios de transporte, e etc...

 O ambiente perfeito deve ter:

 • Luz ideal; nem muita nem pouca. No caso de livros com páginas brancas, uma luz fosca, meio amarelada, que torna o ambiente bem mais prazeroso, é o tipo de iluminação adequada. No caso de páginas amarelas, usar uma luz fosca e amarelada não é tão bom, porque acaba deixando o livro escuro, e forçando a nossa vista (assim como ler um livro de páginas brancas com luz branca refletindo em seus olhos também não faz bem para a visão). Por isso, a luz branca é recomendada para livros de páginas amareladas (ou seja, é recomendado por mim, não venha com mi mi mi nos comentários).

 • Som ambiente; simplesmente dá uma raiva daquela sua vizinha eclética, que agora está ouvindo música gospel na maior altura, daqui a pouco está no "quica, quica, quica! ♫♪♫♪", não? Bom, um fone com uma música clássica. Beethoven ou Bach podem ajudar. No caso de música mais alegres... Opa! Isso é para a postagem sobre o som ambiente! ;v

• Confortabilidade; não importa se é uma poltrona ou a sua cama, para você sentir que o ambiente é o ideal, você precisa estar confortável! A mente humana não tem limites! Invente algo, desde colocar alguns travesseiros no chão do seu quintal/jardim, até construir um trono acolchoado!

 Creio que o resto é adendo, mas o fundamental para encontrar/construir um ambiente perfeito para ler é o que foi dito... escrito... citado!

------------
 Se você gostou, deixe um comentário abaixo, para ajudar o blog a crescer (e nos motivar), compartilhe nos botões de redes sociais que estão no fim dessa postagem, siga o blog pelo GFC (Google Friend Connect), que é um dos primeiros gadgets na nossa barra lateral esquerda -->, mostre essa postagem para o seu amigo que você quer (e ele também... ou não, você só quer que ele não seja mais ignorante) que comece a ler, e, se puder, inclua no seu comentário algum tipo de música ou som que você costuma ouvir enquanto lê, pois será o tema do próximo "Auxílio na Leitura".

 Obrigado por ler até aqui, até mais! \(ºuº)/

Comentários

  1. Oi Dann! ^^
    Ter um Blog é complicado as vezes desanimo com o meu também, da vontade de jogar pro ar ele, ou seja desativa mesmo! Mas eu gosto tanto de postar os Livros que leio e me sinto tão bem em ter conhecido pessoas que são como Eu: Apaixonadas por Livros, que isso me anima a prosseguir!!!! :D
    Uma boa é fazer divulgação em Grupos de Blogs, eu faço bastante isso, me ajuda um pouco!
    Agora em relação a postagem o teu comentário sobre a luz fez todo sentido, nunca tinha parado para pensar nisso! Na verdade eu nem me importo com a luz quando vou ler, entro em um Mundo onde ignoro tudo! Vou pegar como dica, já usei óculos por muito tempo e não quero desenvolver novamente problema de vista!

    Abraços Cara enão desanime não! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Amanda. Eu costumo fazer divulgação em grupos literários, porque em grupos de lincagem as pessoas costumam apenas colocar seus links e não visitam os outros... Já nos grupos literários, as pessoas clicam no que gostam e tals :D

      Excluir
  2. Olá, minha rotina também anda super corrida, e isso atrapalha minhas leituras.
    Gostei bastante da postagem, eu não consigo ler em meio de muito barulho, fico desconcentrado e com vontade de mandar todo mundo calar a boca kkkkk
    Abraços.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço isso, mas como as pessoas são pirracentas, elas vão, cada vez mais, falando para me irritar... aí eu me afasto :v

      Excluir
  3. Oie, tudo bom?
    Na vida de blogueiro sempre rola esses momentos de desânimo e a rotina também vai desanimando a gente. Bom, recomendo que você fala tudo no seu tempo e vá encontrando tempo para ler. Eu estou grávida e fazendo minha pós, ou seja, com o tempo super curto. Eu acabo lendo mais no ônibus ou esperando por ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, obrigado, irei aderir, com certeza, a leitura nos meios de transporte hahaha .. O problema é que o ônibus sacoleja muito (como se fôssemos Bois) e acabo com dor nos olhos e enjoo ;---;

      Excluir
  4. Olá, Vini
    Eu estou de boa esse ano. Passo a maior parte do dia em casa, então consigo ler bastante. O problema vai vindo ano que vem, quando eu entrar na faculdade rsrs
    Eu leio no tablet. Como ele ta com problema de cor,ta assim : o fundo preto e a letra branca. Tem alguma luz ideal pra esse tipo? Tenho problema nas vistas e não quero piorar rsrs
    Eu costumo ouvir música clássica também (mas na maioria das evzes é enquanto escrevo, não quando leio). Barroco principalmente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thai!

      Para ler em formado PDF, aconselho usar o Kindle ou o KOBO, que não prejudicam a visão. Os tablets e iPads tem a iluminação brilhante para fora, enquanto o Kindle/Kobo tem a tela fosca (que não refletem a luz ambiente) e iluminação para dentro.

      Se quiser continuar a ler no tablet, recomendo o brilho não tão baixo, nem tão alto, já que, se for baixo; sua retina se esforçará muito para focar na letra, se for alto; você precisará se esforçar para focar a letra BRILHANTE, e sentirá dor nos olhos, onde pode ocasionar a miopia.

      Coloque o brilho em um nível não tão alto, nem tão baixo, e tente não aproximar muito o tablet do seu rosto. ^^

      Excluir

Postar um comentário