Ser escritor: não é só diversão!

Oi, gente!
Novamente aqui para falar sobre a minha profissão: escritora.
Muitas pessoas me perguntam como consegui chegar até a minha editora, se tive que pagar para publicar, etc., etc.
Resolvi colocar alguns tópicos importantes aqui, respondendo as perguntas, e dando dicas para escritores que ainda irão começar a escrever seu livro, para que, quando terminarem, não tenha muitas dúvidas sobre o mercado editorial.


(Primeiro Grande Filho ♥)



1 - O que é uma editora tradicional?
É a editora que não cobra nada vezes nada para publicar seu livro. Eles custeiam todo o projeto: capa, diagramação, revisão, local do lançamento.
A minha editora (Matrix Editora) é uma editora tradicional. Eu não paguei absolutamente nada. Foram eles que investiram no meu talento.

2 - "Como chego até a editora?"
Muitas vezes as editoras possuem aquela abinha "quem somos nós" ou "publique conosco". Ache-a no site e lá terá todas as informações. Lembre-se: antes de enviar seu livro para a editora, tenha certeza de que ela aceita o gênero do seu livro! Vale também não esquecer que algumas editoras só aceitam originais por e-mail e outras só impresso, pelo correio!

3 - Processo de escrita
Nunca é fácil. Há bloqueios. Há falhas no enredo. Há revisão. Há muitos males nessa profissão. Às vezes, nós, escritores, ficamos meses, anos revisando um único livro. Nunca se apresse, nunca leia o rascunho antes do fim, nunca envie para as editoras sem revisar antes.

4 - "Eu tenho que ter meu livro escrito e completo para mandar para as editoras?"
Infelizmente, sim. No Brasil o sistema de publicação é muito diferente do norte-americano, no qual o escritor envia uma proposta, sinopse e as fichas dos personagens principais, a cidade onde a trama se passa e, em cima dessa proposta, é redigido um contrato, dando um tempo-limite para o escritor escrever esse livro. No Brasil, você deve ter seu livro pronto, arrumadinho e revisado para enviar para as editoras ou seu agente literário.

5 - "As editoras me dão um prazo para escrita, para possíveis projetos no futuro?"
Depois que você assina um contrato é tudo muito incerto. Você está no começo da sua carreira. Seu livro pode ou não vender. Pode ou não virar um sucesso. É aconselhável trabalhar na divulgação do primeiro, para depois pensar no segundo. E, mesmo assim, você só terá prazos a cumprir com seus livros e sua editora a partir do momento em que se tornar um grande nome na literatura e no mercado.

6 - "Eu gostaria que alguém lesse meu livro, mas..."
Já comentei esse tópico em outro post, mas irei reforçá-lo uma vez mais. Antes de enviar para qualquer pessoa ler tenha seu livro pronto. Ou por "blocos". Termine cem páginas, revise e envie para seus betas. É um ótimo sistema.

7 - "Quero assinar com uma editora grande!"
Eu também, meus caros. Mas a questão é que você só entra em uma grande quando já tem algum nome. Ou por intermédio de Agências Literárias. Mas aí terá questões$$ mais delicadas.


Bom, por hoje é só.
Mas o importante, acima de tudo, é nunca - nunca mesmo! - desistir dos seus sonhos.

Votos sinceros para que todos escrevam e publiquem seus livros,

Adri ♥

Comentários

  1. Oi, Adri! Adorei! Uma amiga me deu a ideia de fazer um post quando meu livro lançar para debater justamente tudo isso que você falou aqui! Bato sempre na tecla da revisão com todo mundo! Acho péssimo algo sem revisão, ainda mais se for para enviar para a editora! Para os amigos, os betas, tudo bem. Mas para uma editora? Nem pensar! Esse sistema de não ficar enviando pra todo mundo cada capítulo que escreve é ótimo, né? Dá muito mais liberdade para o autor! Do contrário, só funciona se você quiser publicar fanfics, que é pra isso mesmo: ter um retorno mais imediato a cada capítulo escrito. Obrigada por ter me ensinado essa lição! ^^ Sobre editoras grandes: é mesmo um saco. Infelizmente, muitas só querem mesmo o dinheiro e não se preocupam com mais nada (o selo Talento da Literatura Brasileira é ótimo, acho que é uma grande oportunidade para novos escritores, mas eles pecam demais na revisão!). E, realmente, a maioria começa de baixo e, aos poucos, ganha espaço. É bom conscientizar os novos escritores que não dá pra ficar famoso logo de primeira e que nem tudo são flores!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, que bom que ajudei em alguma coisa ♥
      Sobre a Novos Talentos: péssimo trabalho em um milhão de coisas e o custo é altíssimo :C
      Revisão e eu vivemos em pé de guerra. Eu quase choro quando sento pra fazer.

      Excluir
  2. Olá!
    Adoro esses seus posts com dicas. Como eu não estou começando, alias, já terminei alguns livros, isso que você disse sobre editoras não é novidade para mim.
    Eu já pesquisei sobre editoras e vi vídeos e já sei mais ou menos como é que é.
    Ainda tenho que terminar o processo de análise para enviar meu livro a alguma editora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ane, que bom que gosta! ♥
    É a única coisa que sei fazer direito akdjaksdja

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive muita curiosidade em relação a como funciona o processo das Editoras! Publico uma Fic junto com uma Amiga e queremos quem saiba quando terminar de escrever tentar públicar! :D
    Muito Obrigado por tirar as minhas dúvidas! ^^

    Até logo e beijo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Estou já em processo de finalização de um de meus livros e como chegar nas editoras é uma dúvida muito recorrente minha, tanto que acabo até enrolando de mais pra terminar o pouco trabalho que me resta. Adorei receber essas dicas que, com certeza, me ajudarão muito.
    Um grande beijo

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente quer publicar um livro, né, Lary? Mas ninguém nunca ajuda a gente!
      É sempre bom ter uma dica ou outra pra ajudar! ♥

      Excluir

Postar um comentário