Resenha do filme: O Óleo de Lorenzo ( baseado em uma história real )

14/01/2015

Olá leitores! A resenha de hoje é de um filme que tenho certeza que a maioria não viu, traz uma história dramática e reflexiva, que acabou por me fazer pensar sobre o quanto podemos ser capazes de lutar para salvar a vida de quem amamos. Boa leitura!

 Lorenzo é uma criança de oito anos que desenvolve a doença rara e degenerativa adrenoleucodistrofia (ADL), que provoca uma incurável degeneração do cérebro, levando o paciente a morte em pouco tempo, tempo o qual não costumava passar de dois anos. Um fato  importante sobre a doença é que ela é passada de mãe para filho, o que faz a mãe da criança se sentir culpada  e desolada, e outro fato é que a doença desenvolve-se na faixa de idade em que Lorenzo encontra-se.

Os pais de Lorenzo são um casal de historiadores que espantados pela doença do filho e a forma como ela avança destruindo as células cerebrais do garoto começam a estudar sobre a doença e os tratamentos que eram utilizados para retardá-la. O casal sofre com os tratamentos arcaicos e com os efeitos colaterais dos medicamentos, então decidem por conta própria estudar a doença mais afundo, pela visão médica, buscando assim algo que pudesse ajudar o filho.

Em um curto período de tempo a doença cresce em um nível altíssimo, deixando Lorenzo cego, mudo, paralítico e incapaz de se alimentar ou caminhar sozinho, necessitando assim de uma enfermeira particular que fosse capaz de atender suas necessidades enquanto os pais iam atrás de médicos e farmacêuticos para discutir e fazer constatações sobre o que já haviam descoberto, sofrendo muita repressão desses profissionais por não terem formação nessa área e propor um tratamento com um tipo específico de óleo, considerado arriscado demais pela comunidade médica e por famílias com vitimas da doença.

Muitas enfermeiras demitiram-se do trabalho de cuidar de Lorenzo, por terem que presenciar crises epiléticas e demonstrações de extrema dor do menino, a mãe parecia inabalável lutando para que o filho melhorasse, passando noites sem dormir para estar ao seu lado e gastando dinheiro que não podiam em pesquisas e na manipulação do óleo que era usado no filho, e que vinha trazendo melhoras na vida de Lorenzo.

Embora Lorenzo não tenha recuperado a visão, fala, ou tenha voltado a andar ele conseguiu viver mais e melhor com o tratamento a base de óleo descoberto pelos pais, que tornaram-se pioneiros nesse tratamento e foram os responsáveis pela vida de milhares de garotos, que futuramente conseguiram retardar a doença a ponto de continuarem vivendo normalmente com a ajuda do tratamento.


Bom filme!

Comentários

  1. Nossa!!! Esse filme parece muito forte do tipo que me faz chorar muito, todos os filmes baseados em histórias reais fazem isso comigo! :/
    Ainda não havia escutado falar desse Filme o que fez eu pensar de que ano ele é Ariel!? Pois se ele é recente faltou uma divulgação mas se antigo se exlica um pouco o fato de não ter ainda assistido ele!
    Ótima resenha!

    Abraços e até! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário