Resenha do filme: Perfume - a história de um assassino

13/11/2014 -
Olá leitores! Espero que aceitem bem essa resenha pois quando falei sobre o filme para algumas pessoas recebi muitas críticas por ser “ forte demais.” Boa leitura!

Somos enviados a uma suja e fedorenta Paris de 1738 onde uma mercadora de peixe da a luz a mais um filho que é tomado por morto e jogado entre os peixes, mas ao ser descoberto tem a mãe condenada a morte e é entregue aos cuidados de uma senhora, que aliás, explora crianças órfãs.
Então o pequeno Jean Batiste Grenouille cresce, e conforme cresce percebe ter um dom, uma habilidade incomum: ele é capaz de distinguir todo e qualquer odor/fragrância existente em todo e qualquer material, ser vivo ou na natureza. Ao chegar a adolescência é vendido por sua protetora para o dono de um cortume. Em um dia em que seu “novo dono” o leva  para vender peles na cidade  Jean Batiste sente um odor estranho a sua memória, vindo de uma moça. Perdido em meio a sua loucura ele a persegue e acaba a matando. A partir daí desenvolve uma obsessão mortal por odores femininos. O odor mais perfeito existente na face da terra.
Buscando como objetivo de vida apenas encontrar o odor perfeito dentro todas as mulheres  Jean Batiste se livra da escravidão no curtume e consegue trabalho como ajudando de um famoso perfumista. Em sua oficina cortava  flores, extraia essências e misturava os mais diferentes óleos e cheiros, seu repertório de odores aumenta. Jean Batiste começa contratando o serviços de lindas prostitutas, as fazia deitar e despejava em seus corpos gordura, dessa forma extraindo seu cheiro, mas descobriu que ainda sim não havia conseguido capturar a verdadeira essência feminina, e o que o tornava obsessivo o tornou um assassino em série.
Nosso jovem perfumista/assassino inicia uma série de sequestro e assassinatos, tendo assim todo o controle sobre as mais belas mulheres e conseguindo extrair seu cheiro. Mas é claro que além de sua obsessão Jean Batiste criara maravilhosas fragrâncias obtendo um grande sucesso e melhores condições de vida, e conforme a onda de sequestros vai se intensificando ele vai ficando mais obsessivo e mais vigiado pelas
autoridades parisienses.
Em um dia após ser perseguido e culpado pelos assassinatos Jean Batiste  leva todas suas  “ fragrâncias perfeitas” e  derrama-as em praça pública sob uma multidão, que diante daquele odor esplendoroso descontrola-se, e a praça se torna uma orgia desenfreada. Em um último ato dramático Jean Batiste dirige-se até a praça onde protagonizou-se seu nascimento, apesar de já molhado pela chuva derrama sobre seu corpo o resto de sua essência perfeita, banhado pela perfeição é devorado por mendigos.


Apesar de ser uma história realmente forte espero que tenham apreciado a leitura. Bom filme!


Comentários