Resenha: Garotas de Vidro.

10/10/2014 -

 Olá pessoal, semana passada terminei de ler o livro: Garotas de Vidro, que aborta o tema; Bulimia e Anorexia. Vamos lá?



Autora: Laurie Halse Anderson.
Título: Garotas de Vidro.
Páginas: 272.
Editora: Novo Conceito.
Literatura: Estrangeira.

 Lia é uma adolescente de 18 (ou 19 anos) que tem bulimia. Costuma não comer para não 'engordar', já que é estupidamente gorda, pesando 45 quilos.
 Está tentando superar a morte de sua ex-melhor amiga; Cassie, que foi encontrada morta em um quarto de motel acompanhada de bebidas e em um estado deplorável.
 É triste ver como Lia está se acabando. Primeiro pesando 45, depois 43 e depois 42, a perigolândia, a zona de perigo que a fez ser internada em uma ala psiquiátrica alguns anos atrás.
 O fato é que Lia não consegue parar de fazer o que faz (não comer). Quando come qualquer ciosa se sente extremamente pesada e contaminada, pois a comida é 'algo ruim', já que 'não comer é ser forte' é mais fácil e parece o certo.

 Mas tudo muda, quando Lia começa a enxergar a sua amiga morta; Cassie, em, praticamente, todos os lugares. 
 À beira da morte e tendo a visão de Cassie incentivando-a a se matar, Lia entende que quanto mais ficar sem comer, mais sofrimento terá para si e para quem ainda gosta dela.

 O livro é meio confuso, confesso que me perdi várias vezes lendo e tive que voltar algumas páginas para entender bem alguma coisa mal explicada.

 Bom, minha nota para o livro é:


e ainda estou achando muito...


Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Comentários

  1. Oi Daniel! Tudo beleza amigo?
    Particularmente não me atrai pelo livro, mas a sua escrita é realmente excepcional.
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Me parece um livro um bocado pesado pela temática. Mas deve abordar tudo de uma forma que possamos conhecer e saber melhor sobre quem passa por isso.
    Mas sei lá, ele não me interessou muito não.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ane, se você não tiver um controle foda, você acaba ficando igual a Lia... Quase entrei em depressão lendo esse livro O_O. Se eu tivesse lido uma resenha do livro, talvez nem tivesse comprado, mas a capa, o nome e o preço (paguei apenas 15 reais na Bienal do Livro 2014) fizeram com que eu comprasse sem pensar duas vezes...

    Obrigado pela visita! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário