Resenha: Em Chamas

31/10/2014 - 




Sinopse: Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times.


Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.



Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.



Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.






 Katniss não está tão contente assim com a sua nova moradia, na Aldeia dos Vitoriosos (que é, na verdade, um condomínio com casas luxuosas bem abastecidas, uma de frente para a outra). Não que ela seja uma pessoa má agradecida, mas o sedentarismo não é para ela.
 Ao chegar em casa em um dia de caça, Katniss recebe a notícia de que o próprio Presidente Snow viera para a sua nova casa para conversar com ela. Bom, se isso sempre acontece, não é divulgado; o presidente visitar o vitorioso antes da turnê da vitória (que é feita entre todos os distritos, onde o vitorioso diz algumas palavras em respeito às famílias dos tributos mortos).
 Mas ao entrar no cômodo onde o presidente se encontra, Katniss ouve palavras tão perturbadoras sobre o seu futuro, o futuro dos que ama e o futuro de Panem, que acabam tornando-se demais para ela. Tudo isso acontecerá se Katniss não apagar uma fagulha que foi acesa por ela mesma, quando induziu a Peeta a colocar as amoras na boca e fez o mesmo. Agora, Seneca Crane, o antigo Idealizador dos Jogos Vorazes está... bom, o corpo dele jaz em algum lugar de Panem, seja em pó ou em osso.
 Agora, na Turnê pelos distritos, Katniss tenta conter uma possível rebelião, mas acaba descobrindo que, mesmo após seus esforços, a rebelião já começou.
 Em uma festa na Capital, a festa que é dada em honra ao vitorioso (que no caso são 'os vitoriosos'), Katniss conhece Plutarch Havensbee, o novo Idealizador dos Jogos, que lhe mostra um relógio de bolso, que quando aberto, revela um tordo. 
 E é em um dia qualquer (quando as pessoas estão morrendo de fome, como de costume), um novo líder dos Pacificadores adentra do Distrito 12 e pega Gale com um Peru selvagem na mão, leva-o para o centro do Distrito e o flagela, deixando-o entre a vida e a morte.

 Muitos dias depois, assistindo a uma programação obrigatória da Capital, o Presidente Snow fala sobre o terceiro Massacre Quaternário, onde os tributos serão escolhidos a partir do Rol de Vitoriosos de cada distrito... Katniss é a única garota a vencer os Jogos no Distrito 12... ela voltará para a Arena.

 Após criar um laço com todos os tributos no programa televisionado para toda a Panem (quando todos dão as mãos e as levantam no alto para que todos vejam), Katniss descobre que fez besteira, pois pretende salvar Peeta nessa edição dos Jogos e isso não o ajudará muito...



 "Está aberta a Septuagésima Quinta edição dos Jogos Vorazes!"


 Uma aliança se forma entre Katniss, Peeta, Finnick e Mags. Eles se dão muito bem sozinhos, mas o problema é quando uma névoa misteriosa aparece, fazendo com que a pele dos que ela toca crie bolhas que coçam até sangrar. Eles perdem Mags nessa névoa e, é claro, ela morre.
 Após enfrentarem macacos assassinos (e uma garota do distrito 6 pular na frente de Peeta para receber o ataque mortífero de um dos macacos), eles encontram 'Pancada e Faísca' (apelidos dados referente ao que são ou algo que fizeram nos jogos) e Johanna, que se mostra um pouco antipática, mas uma aliada fiel. Wireeless ('pancada') parece ter entrado em estado de loucura. Não para de repetir; "tic-tac", até que Katniss descobre o que ela quer dizer; a arena é um relógio.
 Esse relógio funciona da maneira como as 'fatias' de areia estão dispostas. 24 tributos; 24 horas. Cada fatia está apontada para um lugar da floresta, onde a cada hora algo específico acontecerá de acordo com as horas; 1, 2, 3, etc...

 Beetee tem um fio (que encontrou na Cornucópia) que ao receber uma carga elétrica (que, por incrível que parece sempre atinge o centro da arena às 12 horas e às 00 horas) gera uma corrente de eletricidade, onde pretendem ligar à praia, para que os tributos restantes (que tomarão a praia) morram eletrocutados.
 "Peeta! Peeta!"

 Katniss liga uma ponta do fio em uma flecha e a atira no campo de força que os mantem dentro da arena no exato instante que a chuva de raios começa. Katniss é atingida.
 Semimorta, ela vê um aerodeslizador retirando seu corpo da arena.



 Minha nota para o livro é, sem sombra de dúvidas:


 Nesse Livro, Collins nos traz o pensamento compulsivo que Katniss tem em relação à Peeta, ela mostra a aproximação dos dois, não como um plano, mas como a simples realidade do amor que Katniss tem por Peeta, que agora, sem dúvidas, ficou esclarecida pela garota em chamas...

Comentários

  1. Que maravilha!!! Eu ainda vou ler essa saga, sem sombra de dúvida. ahahahaha

    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário