Resenha: Preciso te contar um segredo - Matheus S. Alves [PDF]

02/03/2014 -

 HEEEEEEEEEEEY!

 Tudo bem?
 Entãããããããão tá bom!



Nome: Preciso te contar um segredo
Editora: Chiado Editora
Literatura: Nacional

Sinopse:


Em uma viagem pela juventude atual, Preciso te contar um segredo mostra a ideia de vida pela perspectiva do protagonista Bruno. Um garoto vivendo exposto às drogas, mas que foi diagnosticado com meduloblastoma – um tumor nas células neuraise seu tempo de vida é encurtado drasticamente. O livro apresenta, de forma implícita, como, boa parte dos jovens, têm noção de suas inconsequências, mas, mesmo assim estão dispostos a pagar por estas. Junto ao seu amigo Marcel, Bruno faz o possível para tirar algum proveito dessa desventura.     

Resenha:



 "Preciso te contar um segredo" nos mostra Bruno Green, um maconheiro, tarado e doente.

 Okay. Não é bem assim. Na verdade é. É e não é.

 Foi diagnosticado com Câncer cerebral. A questão é que foi diagnosticado um pouco (muito) tarde demais. Já em fase terminal, o Câncer impede Bruno de ficar mais de um dia sem dores de cabeça.

 Bruno já está em um estado de aceitação tão intenso, que começa a fazer tudo o que tem vontade; fumar maconha, beber, relações sexuais, fumar mais um pouco, ficar loucão no meio da rua. Tudo isso na companhia de seu melhor amigo; Marcel.

 Sua mãe: Alice Green, não está aceitando como seu filho está. Na verdade, ela está se acabando de preocupação, aos poucos. Que mãe não se acabaria, estando ciente de que seu único filho está com Câncer em fase terminal, e que sente fortes dores de cabeça?!

 Junto de Marcel, Bruno diminui seu tempo de vida; usando drogas, exageradamente e se divertindo da maneira que encontra (que resulta em mais um pouco de tempo de vida diminuído).




 A escrita do Matheus é como se fosse parte do padrão da Chiado Editora. Leve, bem explicativa, mas não exagerada (pff, ninguém merece ficar lendo quinhentas vezes que alguém caiu, só que de formas diferentes, não é?)

 Esse livro retrata o ponto de vista adolescente inconsequente, onde nada está bom, e as únicas formas de diversão são destrutivas.

 Fora o drama instigante, podemos aprender algo (que eu não tenho como expressar em palavras). Mesmo eu não sabendo exatamente o quê, acredito que tenha a ver com dar mais valor às pessoas que estão perto de você, e se pôr no lugar delas, às vezes. 

 Acho o Bruno insensível, pois vendo a sua mãe morta de preocupação ele, muitas vezes (quase sempre), era rude com ela. Isso não quebra só o coração do personagem que é a mãe dele, mas quebra o coração do leitor que fica tipo: "Seu insensível!".


 No mais, dou nota 4 para o livro. É um ótimo livro, mas tortura o leitor aos poucos, e eu não tenho um bom passado com livros dramáticos. 

 Fãs de Drama vão A-DO-RAR esse livro!







Comentários

  1. Também estou ansioso para ler! Gosto do tema e das desventuras que as decisões de um personagem que não tem mais nada a perder podem trazer ao resto de vida dele.

    ResponderExcluir
  2. Oooi,
    Não conhecia o livro e o que eu mais gostei foi sobre a escrita do autor, quanto mais agil e direta melhor!
    Gostei do enredo e até gosto de um drama sabe? Acho que vale a pena ler ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário