Resenha do filme: Tempos Modernos

Resenha do filme Tempos Modernos

26/03/2015

Olá leitores! Se você que ta lendo esta no ensino médio provavelmente já assistiu esse filme na aula de filosofia, vale a pena relembrar e procurar entender a mensagem que essa bela obra nos passa.
Boa leitura!


Apesar do nome esse filme é ambientado em 1928, época da grande depressão nos estados unidos, quebra da bolsa de valores, grande massa de desempregados e muita miséria no país.
Sem muitas oportunidades, aumento no valor de produtos as fábricas foram se fechando,e  as que mantinham seu funcionamento demitiram muitos operários e os que restaram trabalhavam em situação precária. 
Paralelamente a essa crise econômica temos o processo de industrialização se intensificando, as fábricas vão ficando mais modernas e inicia-se o uso das máquinas, que logo vão substituindo os trabalhadores, gerando assim aumento na taxa de desemprego e piora na qualidade de vida dos estadunidenses.

O Personagem de Chaplin é um trabalhador operário, que nos leva de maneira cômica para dentro das fabricas e nos faz ver a realidade do que era o trabalho operário, que era regido sobre o sistema de trabalho Fordismo, sistema em que o trabalho é fragmentado, ou seja, cada trabalhador faz uma única e  “ simples “ atividade repetidas vezes, o que com certeza causava lesão por esforço repetitivo, mas quem disse que os empregadores ligavam? Se um funcionário não correspondia às expectativas era logo trocado por outro, candidato é o que não estava em falta.

O foco do filme é mostrar a forma de organização e trabalho das fábricas e como tudo o que se passa no ambiente fora delas é tão dramático quanto, em razão da época em que estavam e o contexto, grande depressão e o quanto o homem era rebaixado e seu trabalho menosprezado e assombrado pela possível substituição das máquinas.

Bom filme!

Comentários