Resenha do filme: Magia além das Palavras

24/02/2014 -

Ignorem os 2 "L's". Erro de digitação. (Daniel Santos)

Olá leitores! Esse filme é auto biográfico e conta a história de vida e carreira de uma escritora que conseguiu em 10 anos mudar o mundo e a história de muitas pessoas, J.K Rowling. O filme mostra a infância e a trajetória tanto de vida pessoal quanto da vida profissional dessa incrível escritora. Boa leitura!


Joanne Rowling sempre foi uma criança criativa e com uma imaginação muito fértil, costumava ir a um bosque perto de onde morava com a família para brincar junto da irmã e de um amigo de infância Ian Potter, em suas brincadeiras J.K sempre falava de mundos mágicos e criaturas, também adorava escrever histórias, muitas vezes escrevia só com desenhos, mas já demonstrava interesse em escrever e lia muito com sua mãe.
Na escola Joanne estava sempre distraída, tirava notas ruins em algumas matérias e muitas vezes era chamada a atenção por estar desenhando ou escrevendo. Mesmo assim conseguiu chamar a atenção dos professores, que viam nela um futuro promissor. Por ser tão criativa e ter uma imaginação fértil J.K era sempre deixada de lado pelos outros alunos, tinha apenas um amigo, e mesmo ao se tornar representante de turma continuou sendo tratada como a garota estranha.

Desde sempre J.K sabia que queria viver escrevendo mas sofreu muita repressão do pai, que queria vê-la fazendo algo que fosse mais prático e a desse estabilidade financeira/profissional, por ter uma escrita muito boa resolve fazer língua estrangeira. O mundo de Harry Potter aparece pela primeira vez quando Joanne já está formada e voltando de mais uma entrevista terrível, durante a viagem de trem adormece e tem um sonho estranho, um garoto estava perdido e precisava chegar a escola de magia, ele usava uma roupa comprida e escura, óculos e tinha belos olhos verdes, nesse sonho tudo foi se formando, e ao acordar Jo já sabia o que fazer, qual era sua história, a história que demorou tanto tempo para aparecer.

Com a morte de sua mãe J.K resolve mudar de vida, já havia uma luz em seu caminho e era preciso segui-la. Conseguiu um emprego de professora de inglês em Portugal, suas colegas de quarto tornaram-se grandes amigas e eram seu maior apoio em seu projeto literário.Era um desafio muito grande ensinar para pessoas que falavam uma língua que ela mesma não entendia, mas ao longo das aulas, dos anos as coisas se tornaram mais fáceis.

Um daí enquanto se divertia em um bar com suas amigas Jo percebe um português muito atraente a olhando, e se permite aproximar do homem. Conversando com ele descobre que Jorge é um jornalista inteligente e com algo que a atrai muito. Com o tempo os dois começam a namorar e estão cada vez mais próximas, Jorge acaba traindo Joanne
uma vez, mas implora pelo perdão da amada e a pede em casamento, comovida com o pedido Jo aceita, e deixa as amigas para vive com o homem. 
Logo no início do casamento Jorge é chamado para servir ao exército, durante esse tempo Joanne se dedicou muito mais ao seu projeto “ Harry Potter “ e quando Jorge voltou tinha novidade, ele também.  Jorge informa com pesar ter sido despedido do jornal, e Joanne conta estar grávida, surpreendendo-se com a reação do marido, que se sente frustrado por ter mais uma boca que não pode alimentar.

 Desde então o casamento começa a desabar, Jorge se torna um bêbado, agressivo e infiel, implicando com cada passo de Jo, mas principalmente com  “ aquele tal de Harry Potter “ que estava tomando tanto tempo de sua esposa. Após uma noite violenta Joanne decide deixa-lo e junto de sua recém nascida, Jéssica vai morar de favor com suas amigas. 
Joanne morou um tempo com as amigas, e então foi morar com a irmã Di, e resolve mostrá-la tudo o que já havia escrito sobre seu tesouro. Di espanta-se ao ler, e diz a irmã que a história é mágica e que se fosse realmente seu sonho deveria seguir.

As dificuldades se intensificam quando Joanne desempregada e com uma filha pequena tem que procurar outro lugar para ficar e uma forma de sustentar Jessica, o auxilio  do governo não era muita coisa mas mesmo com as dificuldades Joanne conseguia cuidar da filha e finalizou o primeiro livro “ Harry Potter e a Pedra Filosofal “. O livro foi rejeitado em muitos lugares e taxado como literatura infantil, o tipo de história que não faz sucesso. Abalada pelas rejeições Jo continua enviando o livro para as editoras, e tudo mudou quando uma secretária decidiu dar uma chance a aquela história infantil, e maravilhada com a história deu um ultimamo ao chefe, dizendo que se ele não lesse aquela história ela se demitiria.

Foi com o voto de confiança de uma mulher maravilhada com a leitura daquele livro que tudo começou, logo J.K já estava assinando seus primeiros contratos, conseguindo se manter com a filha, e provando que tinha talento. Logo já estava viajando para os E.U.A, dando palestras, sem dificuldades , contando com o amor de sua filha e seu talento.


Como o filme é muito difícil de achar disponibilizo aqui o link do youtube, o filme esta completo e legendado.

https://www.youtube.com/watch?v=dxT5qphgEs0

Bom filme!

Ary PS

Comentários

  1. Não sabia que tinha um Filme que contava a vida dela, já sabia de alguns pontos da história, pois quem não acompanhou Harry Potter e o sucesso dele os vários documentários, mas um filme não! Essa me pegou de surpresa! ^^
    Claro que vou querer conferir! Ótima resenha ! :)
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário