Resenha do filme: As Aventuras de Pi

07/01/2015 -

Olá leitores, trouxe hoje um filme que assisti a muito pouco tempo e que me marcou muito!
As Aventuras de Pi é baseado no livro de Yann Martel “ A vida de Pi ”, que nos leva a história do naufrago de Pi Patel, sendo narrada por ele mesmo anos depois.
Boa leitura!

De início Pi fala sobre sua infância, dando enfase na escolha feita por seu pai em lhe dar um nome um tanto quanto... exótico Piscina Patel, referência a uma piscina francesa. Por ter sofrido discriminação na escola por esse nome Pi dedica-se a matemática ao descobrir o número Pi, então começa a falar dele e de suas aplicações em todas as aulas, dessa forma conseguindo parar de ser associado a piscina e ser chamado apenas de Pi.

Sua família é uma família indiana não muito tradicional, a mãe que cuida dos filhos Pi e Ravi, e o pai, um homem incrédulo e dono de um zoológico. Podemos fazer uma ponte entre a incredulidade de Santosh Patel e a forma como seu filho Pi se conectou a fé, mesmo acreditando em um Deus indiano o garoto foi conhecer as outras religiões, impulsionado por um padre que havia o contado sobre um homem chamado Jesus, que foi enviado a terra por seu pai para curar as pessoas, transmitir o bem e ser sacrificado para lavar a alma dos pecadores.

Um dia o pequeno Pi vai conhecer o tigre de bengala Richard Packer ( o nome do animal foi confundido com o nome de quem o enviou,rs ) e tenta alimentar o animal, olhando em seus enormes olhos ele sente algo diferente, como se o animal tivesse um pouco de humanidade, mas é surpreendido, quando Richard Packer avança em sua mão para pegar a carne. Seu pai o repreende por ter estado em uma situação de extremo perigo, e o puni, jogando um animal frágil na gaiola e deixando que Pi visse o tigre o atacando.

A parte crítica da história começa quando os pais de Pi tem de vender o zoológico por falta de verba e por não ter o retorno que esperavam, Santosh entra em contato com os e.u.a e decide então partir, levando a família e os animais, por um navio asiático. Uma tempestade se aproxima e ao atinge o navio coloca a todos em situação de perigo. O navio afunda, e Pi acaba em um bote salva vidas com o tigre Richard Packer, um orangotango, uma hiena e uma zebra.Sem família e com muito medo, ai começa sua luta pela sobrevivência. Em muitos momentos vemos que Pi cria uma relação de irmandade com o animal e pensa ver em seus olhos o brilho do que parece ser um sentimento, humanidade.


Após momentos em que sua vida foi colocada em risco e sua fé posta a prova Pi se vê sozinho com o tigre, o medo toma conta e ele ve isso como uma provação divina, então começa a planejar uma forma de controlar o animal, marcar território e assim se sentir seguro pra dormir a noite.

Pi Patel, um jovem indiano, buscou em sua fé forças pra suportar as dificuldades, e descobriu que não apenas um deus, poderia lhe dar forças. Acreditou que até o mais selvagem dos animais tinha amor em seus olhos, fez da amizade e da fé sua base. E Sobreviveu.

Bom filme!

Comentários

  1. olá Tudo bem?! gostei muito do post o Filme parece ser bem legal! Estou seguindo o blog, obrigada por seguir o meu!
    Beijos até mais!
    http://liihmarques.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário